segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Veterinários de "Urgência" que só abrem às 10 da manhã - VERGONHA

São aqui 8 da manhã, não tenho por hábito estar sequer acordada a esta hora, primariamente porque a actividade diurna me deprime ( chamem-me estranha mas este fenómeno de "ovelha" não me agrada minimamente tanto que felizmente tenho a sorte de poder fazer os meus próprios horários) mas hoje abri uma excepção porque aconteceu e está ainda a acontecer uma coisa fascinante.

A minha gata Siamesa "Sashimi" que foi vitima de maus tratos e encontrada numa canalização em Lisboa e que vive com os meus pais no campo com mais 6 gatos, ficou incrivelmente doente tanto que a minha mãe teve que ligar para as urgências às 6 da manhã.

Ligamos para 3 veterinários e eu faço questão de mencionar futuramente os nomes porque além de ter liberdade de expressão cada um sabe do que faz e das consequências, se não gostarem eu também não gosto de muita coisa e uma delas e talvez a mais relevante é hipócrisia.

Com um gato completamente letargico que não come nem bebe ( desde ontem faz agora 2 dias mas como foi feriado e estamos no Algarve é quase impossível arranjar cuidados médicos) dão todos a mesma resposta, que não podem abrir as portas antes das 10H porque "têm que ligar as máquinas", ora eu não sou formada em medicina mas o que muita gente não sabe é que eu provavelmente já li mais literatura relacionada incluindo manuais de faculdade e estive mais horas em hospitais do que alguns profissionais e isso por um lado é triste, por outro é a minha paixão, a área da saúde e como tal sei que para fazer um diagnóstico essas "máquinas" não têm que estar ligadas, puxa-se a língua para fora, analisa-se a cor, olham-se para os olhos (pupilas) mexe-se nos membros etc...

O soro não precisa de "pilhas" tanto quanto sei e mais ainda se a única coisa que sabem é apoiar-se no resultado das "técnologias" meus amigos, então empresto-vos de bom grado o meu manual de medicina dos anos 40-60 em que se definia doenças com base na úrina.

Não havia cá dessas "paneleirices" os médicos ou sabiam o que estavam a fazer ou deixavam o paciente falecer.

Mas hoje em dia é assim, vocês entitulam-se médicos porque sabem ler exames? A sério? Sabem quem também sabe analisar exames (hemogramas) ? Eu.

Sei ler um hemograma completo de cima a baixo e até dizer o que é que cada parametro influência e qual será o possível quadro clínico de um paciente, sei-lo porque passei muitas horas com hematologistas e pedi para me ensinarem, e agora, também sou médica?

Estou farta de ver esta "estirpe" que se chama médicos tal como estou farta de ver advogados que só por saberem ler artigos pensam que são mestres do ofício, e sim eu estive no ramo do Direito e sei o que é ser um verdadeiro Orador e não uma cópia barata de um rato qualquer que passa a vida a ler livros mas não tem entusiamo nem fogo nas palavras, a mim deixa-me fria, nem sequer me interessa e é justamente por isso que saí do ramo porque era demasiado fácil e desinteressante competir com um bando de almas rascas que defendem a lei mas são os piores infractores.

E eu própria não tenho grande moral para falar, não tenho paciencia para a "diplomatia" mas sou rigorosa no que faço e recta, é essa a minha arma.

Podem não gostar de ler este post, ora eu sou assim e não tenho que esconder quem sou, cheguei onde estou justamente por isso, sou uma pessoa feliz, o resto se gostam, não gostam, é irrelevante, e mais aconselho o mesmo a todos, não tenham medo de ser quem não, a vida é demasiado curta para serem palhaços num palco, não queiram fazer parte do circo, esse mesmo é grande que chegue.

É me inconcebível como é que o mundo está tão carregado de hipócritas, mil vezes uma pessoa desagradável mas sincera do que um bando de mentirosos que carregam titúlos só porque seguram um papel, os papeis queimam-se com o isqueiro, o verdadeiro ofício está dentro de nós.


" A era da papelada" que vergonha..



1 comentário:

  1. infelizmente vivemos num mundo de papéis :\
    so sad!

    http://violetjuliettte.blogspot.pt/

    ResponderEliminar